O líquen escleroso atrófico é uma doença crônica da pele e das mucosas  manifestação mais comum é a presença de manchas e pápulas branco-nacaradas progressivas, que podem agrupar-se e levar a uma atrofia da pele e da mucosa do clitóris, do intróito vaginal, dos grandes e pequenos lábios. Esta atrofia é progressiva e pode se tornar acentuada.

É um distúrbio  que tende a provocar coceira e pode deixar cicatrizes na área ao redor do ânus e genitais.

A causa do líquen escleroso é desconhecida, mas pode envolver o sistema imunológico atacando alguns dos tecidos do próprio corpo , costuma afetar as áreas ao redor do ânus e genitais, mas pode, em casos raros, ser encontrado em outras áreas do corpo.

Sintomas de líquen escleroso:

Primeiramente, a pele ao redor do ânus e genitais tende a ficar machucada e pode formar bolhas. A coceira, às vezes grave, é típica da doença. Após algum tempo, a pele pode afinar, perder sua cor natural, e desenvolver rachaduras e escamas. Em algumas pessoas, o distúrbio se desenvolve de maneira diferente, causando espessamento da pele.

Muitas vezes é confundido e tratado erroneamente como candidíase.

Casos graves e de longa duração de líquen escleroso causam cicatrizes que distorcem as estruturas normais da área ao redor do ânus e genitais.

Em casos raros, um câncer de pele se desenvolve em áreas que foram afetadas por líquen escleroso por um longo período.

Como é feito o tratamento do líquen escleroso:

 * Avaliação das lesões por meio do EXAME GINECOLÓGICO e do exame especializado COLPOSCOPIA COM BIÓPSIA, para se definir a extensão e gravidade.

* Uso de pomadas ou cremes de corticoides potentes ou então testosterona sobre as lesões.

* Aplicação de LASER CO2 nas lesões.

* Controle das lesões e prevenção da evolução para câncer.

* Cuidados sintomáticos para amenizar o desconforto, se presente.

* Uso de roupas leves e de algodão, que não apertem o local afetado.

* Evitar uso de sabonetes e loções perfumadas, bem como qualquer outro produto químico que possa irritar a pele.

 Cuidados:

 O tratamento deve ser o mais precoce possível, pois isto evita sua a complicação e evolução do líquen escleroso. Assim, pode-se obter um ótimo controle. Nas consultas de controle do tratamento deve ser realizada COLPOSCOPIA COM BIÓPSIA SE NECESSÁRIO.